3a 3b 3c

leitura participativa

Nesta etapa, os usuários de cada território (funcionários, professores e alunos) foram convidados para participar em oficinas aonde os participantes, depois de percorrer a área em conjunto levantar em conjunto os principais conflitos/problemas e qualidades/potenciais daquele espaço , utilizando-se a técnica do planejamento participativo situacional. A dinâmica dessas oficinas organizou-se em: apresentação do processo; visita pelo espaço em questão; levantamento das problemáticas e potencialidades dos espaços por meio de cartelas organizadas visualmente; discussão a cerca do que foi levantado nas cartelas; e questionário com a planta do lugar. As oficinas ocorreram em 8 TERRITÓRIOS:

1. Espaços públicos: Piso do Museu (bar, museu e grêmio); auditório; Piso do Salão Caramelo, incluindo o espaço atualmente ocupado pela diretoria e administrativo; e espaços abertos no entorno do prédio (estacionamento, jardim, lago etc)
2. Espaços de aula: estúdios, salas de aula e AI;
3. Espaço da biblioteca;
4. Administrativo: pavimento dos departamentos e da seção dos alunos;
5. Subsolo: espaço atualmente ocupado pelos Laboratórios de Pesquisa, Seções técnicas e serviços (copa etc);
6. Anexo: prédio ocupado pelas oficinas, laboratórios e gráfica e canteiro experimental
7. Vila Penteado: espaço atualmente ocupado pelo curso de Pós-Graduação.
8. Atelier Fracarolli, Casa Hans Bros e Galpão

Foi realizada uma reunião por território, com exceção do espaço de Ensino, que foi debatido em 5 reuniões (uma por dia) para garantir a maior participação possível de professores e alunos. No total ocorream 11 oficinas.

Ao final desta etapa, a equipe técnica, sob coordenação do conselho curador, realizou uma síntese do que foi levantado nas leituras, disponível nos anexos ao lado.

.

anexos

metodologia de leitura participativa dos espaços da FAU
anexo
subsolo
administração
biblioteca
FAU maranhão
ensino
folheto