Esta etapa será realizada pela equipe técnica e, a partir do segundo mês, ocorrerá simultaneamente à Leitura Participativa. A leitura técnica deverá ser estruturada em três frentes de trabalho:
- diagnóstico das condições físicas, ambientais, espaciais,de equipamentos e mobiliário de todos os territórios da FAU (deverão ser pesquisados aspectos como nível de ruído, conforto térmico, condições de “habitabilidade”, adequação do espaço às necessidades das atividades, etc.)
- o espaço da FAU como bem cultural tombado, representativo da arquitetura moderna brasileira (deverão ser pesquisados os elementos do projeto original, os princípios de estruturação espacial da obra, a configuração da FAU como transformada ao longo do tempo, examinando sua
relação com o uso e ocupação atuais). Esta frente de trabalho também mobilizará referencias sobre projetos de escolas de arquitetura contemporâneas em outras cidades/países.
- estrutura atual de gestão e funcionamento da escola (organograma, forma de funcionamento das atividades didáticas, de extensão e da pesquisa, estrutura administrativa, etc)